"Hard Skills x Soft Skills"
Muito ouvimos falar em “Hard Skills” e “Soft Skills”, mas o que seria na prática e como adquiri-las?
A palavra “skills” vem da língua inglesa e quer dizer “habilidades”.
Até pouco tempo atrás, a maioria das empresas focava somente nas “hard skills”, que são as habilidades técnicas e que podem ser comprovadas via diplomas ou certificados. Hoje os profissionais são buscados também, com foco nas “Soft Skills”, ou as competências que não são tangíveis e que aparecerão em dinâmicas, testes psicológicos e na convivência com o profissional.
É claro que o recrutador consegue observar indicativos de liderança, por exemplo, pelas experiências anteriores do currículo, mas isso é intangível, já que existem diferentes tipos de liderança, comunicação e outros fatores que podem influenciar sua performance no cargo.
O profissional ideal deve ter os dois tipos de habilidades bem desenvolvidas. A falta de “Hard Skills” para o cargo pode ocasionar problemas, erros operacionais ou estratégicos, causando prejuízos para a empresa. Já a falta das “Soft Skills” podem causar dificuldades no relacionamento, trabalho em equipe ou falta de Inteligência emocional na tomada de decisão.
Ambas as habilidades podem ser desenvolvidas até mesmo dentro das empresas, com ações como: palestras educativas, cursos e especializações, treinamentos e mapeamento do perfil comportamental.
Agora que já entendeu as diferenças, que tal mapear as suas habilidades e encontrar seus pontos de desenvolvimento?
Escrito por: Vanessa Godoi - @vangodoi
“As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e demitidas pelo comportamento”
Não é novidade pra ninguém que a tecnologia está mudando o mundo.
Chegamos na indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, como também é chamada, onde a automatização decorrente da Inteligência artificial, faz com que a busca por habilidades técnicas (Hard Skills), não seja mais o requisito principal para a escolha do profissional como era no século passado (XX).
O diferencial do profissional do século XXI, é ter o domínio de suas habilidades emocionais, mentais e sociais (Soft Skills). Ou seja, não é mais suficiente apenas ter conhecimento, diploma e experiência, é necessário também, que este profissional saiba lidar com suas emoções, saiba trabalhar com pessoas de forma harmoniosa, saiba tomar decisões, liderar, resolver problemas, seja flexível, ágil e adaptável à mudança, saiba se comunicar, escutar, tenha senso de humor, seja criativo e inovador. Pois, o que vemos hoje é um grande número de pessoas que possuem conhecimentos técnicos, mas não sabem administrar suas próprias emoções nem tão pouco conseguem trabalhar com outras pessoas. O que resulta no desinteresse por parte da empresa nesse profissional e infelizmente acaba por substitui-lo.
Para que isso não ocorra, é necessário que você desenvolva suas habilidades socioemocionais. Faça uma autoanálise, conheça seus pontos fortes e fracos, entenda onde precisa melhorar, trabalhe nisso, pratique, pois além de trazer ótimos resultados na sua vida profissional, trará inúmeros benefícios para sua vida pessoal.
Escrito por: Kássia Menezes